Perguntas Comuns que os Motoristas Fazem Sobre Airbags Automotivos

Quando você se envolve em um acidente, os sensores monitoram a gravidade da colisão e usam esses dados para decidir se devem lançar os airbags. Se um determinado limite de gravidade for excedido, os sacos serão preenchidos com gás. Todo esse processo ocorre em uma fração de segundo. Desde 1999, quando o governo federal determinou a instalação de airbags para motorista e passageiro, a tecnologia salvou milhares de vidas.

No entanto, poucas pessoas sabem muito sobre as bolsas ou a tecnologia que as alimenta. Vamos esclarecer algumas perguntas comuns abaixo.

Onde eles estão instalados?

Há muito tempo, as bolsas eram instaladas apenas no volante e no painel de instrumentos (para o motorista e o passageiro dianteiro, respectivamente). Embora esses locais ainda sejam usados ​​hoje, as montadoras também os instalam em outros lugares. As joelheiras podem ser instaladas no painel de instrumentos inferior; Os sacos laterais podem ser instalados no assento, na porta ou no teto do veículo. Eles são projetados para proteger os ocupantes do carro contra ferimentos em uma colisão lateral, uma vez que tais colisões podem prejudicar aqueles que estão usando cintos de segurança.

Como eles funcionam?

Os airbags frontais e laterais funcionam de maneira semelhante. Conforme observado anteriormente, os sensores monitoram constantemente o veículo e enviam dados para um módulo de controle. O módulo de controle decide se as condições atuais justificam a implantação. Se determinar que o impacto de um acidente é suficientemente grave para causar ferimentos aos ocupantes do carro, ele aciona o mecanismo que enche os airbags de gás.

As bolsas frontais, quando são implantadas, são infladas em vários graus. Depende muito da velocidade em que o veículo se desloca, do tamanho e da posição do ocupante e se o ocupante está usando o cinto de segurança. Dependendo desses fatores, as bolsas são infladas com um nível variável de pressão e potência.

As principais diferenças com os airbags laterais são que eles são acionados mais rapidamente e com um limite de gravidade mais baixo. A razão é porque os ocupantes de um carro estão sentados mais próximos às janelas e portas do que ao para-brisa. Portanto, durante uma colisão lateral, o potencial de lesão é maior.

Eles são perigosos?

Os airbags podem causar ferimentos, embora esses incidentes sejam raros. A força do desdobramento das bolsas, quando combinada com o movimento para frente do ocupante de um carro, pode resultar em lacerações, hematomas ou pior. O problema era mais prevalente durante o início da década de 1990, no entanto. Desde então, as montadoras depuraram seus respectivos sistemas para minimizar a ameaça de danos.

Os airbags causaram fatalidades?

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), houve quase 300 mortes atribuíveis a airbags frontais entre 1990 e 2008. O estudo da NHTSA vai além para esclarecer que 90 por cento das fatalidades foram crianças pequenas que estavam sem cinto ou posicionadas de forma inadequada em assentos de carro. Conforme mencionado acima, os fabricantes de automóveis fizeram alterações em seus sistemas de implantação para reduzir – e, potencialmente, eliminar – o perigo.

Até o momento, o NHTSA não foi capaz de confirmar nenhuma morte atribuível a airbags laterais. Isso provavelmente ocorre porque as bolsas laterais são menores e se estendem com muito menos força.

O sistema pode ser desligado?

Sim por enquanto. Atualmente, as montadoras instalam airbags em seus veículos com um botão liga-desliga. Essa opção permite que os motoristas tenham flexibilidade para desativar o recurso se acharem que ele representa um risco excessivo. Isso é relevante principalmente para motoristas que sofrem de certos problemas de saúde. O governo federal determinou, no entanto, que até setembro de 2012, os airbags devem ser instalados sem o botão liga-desliga.

É importante perceber que os airbags, embora tenham causado ferimentos e mortes no passado, são muito mais seguros hoje. As montadoras têm se esforçado para projetar seus sistemas para garantir que os motoristas e passageiros estejam protegidos de todos os tipos de danos potenciais.

You May Also Like

error: Conteúdo protegido!!!