O que vem à mente quando alguém fala sobre um OVNI? Você pensa na capa de um romance de ficção científica e na imagem de misteriosas luzes azuladas irradiando dele? Você pensa em um momento em que você estava fora tarde da noite e viu um flash de luz, se perguntou o que era apenas para perceber um momento depois que o que você viu não era um OVNI – eram apenas as luzes de um avião que estava começando sua descida. Você pensa em filmes, ou homenzinhos verdes, desenhos animados, ou simplesmente vira as costas balançando a cabeça?
Muitas pessoas discutem os OVNIs como discos voadores – parece ser a melhor descrição que eles podem fazer. Outros sugerem, com desdém, que OVNI significa simplesmente objeto voador não identificado e que a luz que alguém viu piscando no céu era um avião, um helicóptero ou um reflexo de luz de uma torre de telefone celular ou outro objeto de metal.
Reflexos de luz de uma torre de telefone celular fazem pouco para explicar “materiais misteriosos” encontrados em Roswell, Novo México, no final da década de 1940. Embora os militares dos Estados Unidos sempre tenham defendido que esses materiais eram apenas fragmentos de um balão de pesquisa, um teste ultrassecreto que terminou mal, outros oferecem outra explicação. Eles afirmam que os materiais eram fragmentos de um OVNI, uma nave alienígena que caiu em vez de pousar com segurança. Eles acreditam que o “disco voador” – como era chamado pelos militares – que foi recuperado não poderia ser algo deste mundo, e assim começou um dos encontros de OVNIs mais comentados do mundo.
Muitos que acreditam que o OVNI em Roswell, Novo México, merecia mais atenção do que estava sendo dada, acreditam que não era algo que poderia ser descartado. Em parte, é provável que isso tenha algo a ver com outras histórias em torno do disco voador. Um fazendeiro falou sobre ter encontrado materiais a quilômetros de distância de Roswell, e a história foi divulgada pelos jornais, acompanhada de fotos do estranho achado – tiras de borracha, algo como papel alumínio, bastões. É uma história que ganhou tanta atenção em todo o mundo que influenciou o senso de vida alienígena de muitas pessoas e visitas alienígenas à Terra.
Se a história de Roswell, Novo México nunca tivesse se tornado tão difundida, OVNIs e discos voadores podem não ser tão comuns em nossa linguagem, em nossas experiências e em romances, programas de televisão e filmes. Quão comum é para as pessoas verem um OVNI?
É difícil dizer, na verdade, porque muitas pessoas que veem um objeto voador não identificado no céu relutam em denunciá-lo. Ou a pessoa que viu um OVNI acredita que há uma explicação muito mais lógica ou simplesmente pensa que ninguém acreditaria se dissesse algo sobre isso. E, no entanto, há avistamentos de OVNIs que são compartilhados e que se tornam tema de teorias da conspiração por aqueles que acreditam que seres de outros planetas e galáxias visitaram a Terra.
Um desses incidentes ocorreu em 1980 em Rendlesham Forest em Suffolk, Inglaterra. Todos aqueles que viram o OVNI afirmaram ter visto luzes piscando vindas de um objeto voador não identificado que descia em direção à floresta – um OVNI que era aproximadamente do tamanho de um carro e parecia flutuar em um feixe de luz. Depois que os relatórios foram feitos sobre o objeto, descobriu-se que as árvores foram danificadas, as frequências de rádio tornaram-se nada além de estáticas e amostras de solo mais tarde mostraram atividade radioativa.
Da mesma forma, em Gulf Breeze, Flórida, em 1987, os contos de um OVNI começaram a circular quando um homem viu uma luz estranha vindo de seu gramado. Quando viu o disco voador, pegou uma câmera e começou a tirar fotos como prova do que tinha visto. É claro que, nessa situação, a história não era apenas de um avistamento de OVNI, mas de experiências repetidas e do homem sendo transportado para a nave.
Embora as discussões sobre esses avistamentos de OVNIs continuem, e tenha havido gravações de áudio e documentação fotográfica, ainda é difícil saber se os objetos voadores não identificados eram ou não do espaço. Muitos alegaram, em relação aos avistamentos de OVNIs em Gulf Breeze, Flórida, que o homem havia manipulado as fotografias e fabricado a história.
Em cada caso, ambos os lados – os crentes e os céticos – encontram evidências para apoiar suas alegações. Aqueles que acreditam em OVNIs e visitas alienígenas citam fatos que afirmam não poder ser explicados de outra forma. Aqueles que são céticos oferecem suas próprias explicações junto com suas próprias evidências de apoio. Qual lado está certo? Por enquanto, isso cabe a você decidir.
VEJA TAMBÉM!